Quais são as indústrias e principais aplicações das fieiras diamantadas?
O escopo de aplicação das fieiras diamantadas é muito amplo, usado principalmente para a linha de produção de máquinas de trefilação de objetos difíceis de processar, como hastes, fios, arames e tubos.
A fieira diamanta é a uma ferramenta que força o metal a passar através da sua cavidade sob a ação de uma força externa que pressiona o metal, onde a área da seção transversal do metal é comprimida e a forma e o tamanho da seção transversal necessários são obtidos.
Por exemplo, fios de alta precisão usados em dispositivos eletrônicos, radar, televisão, instrumentação e aeroespacial, bem como fios de tungstênio, fio de molibdênio, fio de aço inoxidável, fio de cabos e condutores elétricos e vários fios de ligas diversas são todos estirados com fieiras de diamante.
A fieira de diamante é fabricada com pedras de diamante natural como matéria-prima, que tem forte resistência ao desgaste e vida útil muito alta; podendo também ser fabricada com diamante sintético ou metal duro.
O processo de produção da fieira diamantada inclui várias etapas, tais como a prensagem da matriz, a elaboração da matriz e o torneamento.
No processamento de trefilação de metais.
Sob a ação da força externa, o metal é forçado a passar através da fieira, a área da seção transversal do metal é comprimida e a ferramenta que faz a forma e o tamanho da seção transversal necessários é chamada de fieira diamanta (matriz de trefilação) ou fieira de metal duro. A fieira é uma espécie de matriz através da qual o fio de metal passa de grosso para fino, e gradualmente atinge o tamanho que as pessoas precisam. Esta matriz especial é ferramenta que chamamos de fieira.
O núcleo da fieira é geralmente feito de diamantes naturais, diamantes sintéticos ou metal duro, como já foi dito.
A fieira de fio de cobre é uma matriz de trefilação de fios macios. Há também fieiras (matrizes de trefilação) mais resistentes para serem usadas em fio de tungstênio e outros.
O ângulo da zona de compressão da fieira (matriz de trefilação) do fio de cobre é geralmente de 16-18 graus, e o comprimento fixo é de 30-40%.
O ângulo da zona de compressão da fieira (matriz de trefilação) de fio de tungstênio é relativamente pequeno, geralmente 12-14 graus, e o comprimento fixo é de 60-70 %.
FONTE: Adela 2/4/23 YF Metal Tech